Rio Carioca já foi a única fonte de água potável da cidade

A memória do carioca, nome dado a quem nasceu no Rio de Janeiro, é muito seletiva. O passado, as origens da cidade, são detalhes que não interessam a grande parte da nova geração de cariocas. Poucos sabem qual foi, durante muito tempo, a única fonte de água potável da cidade

Queria escrever um artigo falando do Rio Carioca e da importância que este rio teve no passado, logo após o descobrimento do Brasil. As águas do Carioca abasteceram a cidade com água potável durante muito tempo. Precisava de uma imagem da nascente, na Floresta da Tijuca, e outra da foz, na praia do Flamengo. Foi difícil encontrar no Google. Com um pouco de sorte, encontrei esta imagem da foz, em matéria publicada pelo jornal O DIA, sobre as superbactérias encontradas em suas águas.

Vejam este infográfico publicado pelo O DIA:

Conclui-se que atualmente o Rio Carioca é um rio morto, completamente poluído, fonte de doenças graves, mas já foi a única fonte de abastecimento de água potável no Rio de Janeiro. Suas águas foram canalizadas e distribuídas por um chafariz situado no Largo de Santo Antônio, atual largo da Carioca.

O Rio Carioca nasce no final da rua Almte. Alexandrino e já foi um rio de água potável. Temos muita água no Rio de Janeiro, mas pouca água potável. Em 1719 o Governador Aires de Saldanha determinou a construção do primeiro aqueduto, que terminava no Largo de Santo Antônio. Só a partir de 1850 foram buscadas outras fontes de abastecimento da cidade.

Rio Carioca já foi a única fonte de água potável da cidade
Arcos da Lapa – Marc Ferrez – Levando água potável do Rio Carioca para o Largo de Santo Antônio

O Aqueduto da Carioca, parte do qual conhecemos como Arcos da Lapa, faz parte do cenário da cidade. Foi Inaugurado em 1750. As águas brotaram aos pés do Convento de Santo Antônio, em um chafariz de mármore, através de 16 bicas de bronze.

Mais tarde essa água foi estendida, através da Rua do Cano (atual Rua Sete de Setembro), até ao Largo do Paço (atual Praça XV de Novembro), onde os navios vinham abastecer-se.

Rio Carioca já foi a única fonte de água potável da cidade
der largo di carioca no rio de janeiro por Eduard Hildebrandt (1818-1868, Poland)

Atualmente o Rio Carioca recebe esgoto de duas favelas e dos bairros das Laranjeiras, Flamengo, Catete e Cosme Velho. Quando chove forte algumas ruas do bairro do Flamengo costumam encher. São as águas do Carioca reclamando e mostrando que estão passando por ali,

1 Comment

Comments are closed.