Rio de Janeiro, uma cidade que nasceu para ser maravilhosa

O Rio de Janeiro talvez seja uma das poucas cidades no mundo cujo passado desperta tanto interesse nas pessoas. Por que isso acontece? Talvez pelo fato de ter sido uma cidade que nasceu para ser maravilhosa, não só pelas belezas naturais, mas pela alegria e simplicidade de seu povo, como também pelo bom gosto das suas modernas construções. Tudo obedecia a um planejamento e, se nada a desviasse do seu rumo, hoje teríamos uma cidade mais do que maravilhosa. Que tal esplendorosa?

Eu, em 1946, no Leblon
Eu, em 1946, no Leblon

Infelizmente as coisas não são como desejamos. Até a década de 50 vínhamos em um ritmo de felicidade e otimismo. A partir dos anos 60 houve uma mudança no mundo. O Brasil foi atingido e o Rio de Janeiro, como não poderia deixar de ser, talvez tenha sido o que mais sofreu. Não estava preparado para isso. A mudança da capital para Brasília foi o golpe de misericórdia. Ou terá sido a revolução de 1964? Quem sabe os dois. A Bossa Nova, marca registrada do carioca feliz da zona sul, começou a perder espaço para outros ritmos mais descompromissados com os anseios de uma parcela da juventude, da qual fazia parte. As mudanças foram profundas, a começar pelo aumento da população, que degradou a qualidade de vida e expôs as feridas da pobreza e desigualdade social. A falta de compromisso com o passado e a descrença no futuro mudaram completamente o perfil do carioca tradicional.

Na época do FOTOLOG (alguém lembra?) criei o RIO ANTIGO. Além do sucesso previsto, fez com que conhecesse melhor a história da minha cidade. Agora, com a possibilidade de registrar um domínio com esse nome, achei que seria a hora de homenagear o Rio e resgatar um passado que vai sendo esquecido. Não pretendo publicar apenas imagens do Rio Antigo, pois a internet está cheia delas, mas quero contar histórias, narrar fatos, muitos desconhecidos da maioria. Quem sabe esta iniciativa ajude a despertar nos mais jovens um sentimento de amor pela cidade que nos acolheu e pelos nossos ancestrais que aqui viveram e ajudaram a construir a nossa aldeia.  Cabe a nós prosseguir e melhorar o que já foi feito, zelando pelo nosso lar.

Breve História do Rio de Janeiro – TV Escola

1 Comment

Comments are closed.