
A memória do carioca, nome dado a quem nasceu no Rio de Janeiro, é muito seletiva. O passado, as origens da cidade, são detalhes que não interessam a grande parte da nova geração de cariocas. Poucos sabem qual foi, durante muito tempo, a única fonte de água potável da cidade
Queria escrever um artigo falando do Rio Carioca e da importância que este rio teve no passado, logo após o descobrimento do Brasil. As águas do Carioca abasteceram a cidade com água potável durante muito tempo. Precisava de uma imagem da nascente, na Floresta da Tijuca, e outra da foz, na praia do Flamengo. Foi difícil encontrar no Google. Com um pouco de sorte, encontrei esta imagem da foz, em matéria publicada pelo jornal O DIA, sobre as superbactérias encontradas em suas águas.
Vejam este infográfico publicado pelo O DIA:
Conclui-se que atualmente o Rio Carioca é um rio morto, completamente poluído, fonte de doenças graves, mas já foi a única fonte de abastecimento de água potável no Rio de Janeiro. Suas águas foram canalizadas e distribuídas por um chafariz situado no Largo de Santo Antônio, atual largo da Carioca.
O Rio Carioca nasce no final da rua Almte. Alexandrino e já foi um rio de água potável. Temos muita água no Rio de Janeiro, mas pouca água potável. Em 1719 o Governador Aires de Saldanha determinou a construção do primeiro aqueduto, que terminava no Largo de Santo Antônio. Só a partir de 1850 foram buscadas outras fontes de abastecimento da cidade.

O Aqueduto da Carioca, parte do qual conhecemos como Arcos da Lapa, faz parte do cenário da cidade. Foi Inaugurado em 1750. As águas brotaram aos pés do Convento de Santo Antônio, em um chafariz de mármore, através de 16 bicas de bronze.
Mais tarde essa água foi estendida, através da Rua do Cano (atual Rua Sete de Setembro), até ao Largo do Paço (atual Praça XV de Novembro), onde os navios vinham abastecer-se.

Atualmente o Rio Carioca recebe esgoto de duas favelas e dos bairros das Laranjeiras, Flamengo, Catete e Cosme Velho. Quando chove forte algumas ruas do bairro do Flamengo costumam encher. São as águas do Carioca reclamando e mostrando que estão passando por ali,
Muito bacana saber disso.
Area 52 becomes the first and only online dispensary to ship premium cannabis legally
to all 50 states. This breakthrough service
follows their strict compliance with the 2018 Farm Bill,
making quality weed available to everyone,
regardless of local laws.
“We’re the only company offering this nationwide shipping service for premium cannabis products,” said Area 52’s founder.
“While others can’t or won’t ship across state lines, we’ve found the legal path forward.”
Area 52’s federally compliant products include:
THCA Flower – Diamond-dusted premium buds
Pre-Rolls – Ready-to-smoke in multiple strains
THC Gummies – Potent UFO MAX (15mg THC) and other varieties
Vape Products – Fast-acting THCA disposables and cartridges
Functional Blends – Sleep, Energy, and Mushroom formulations
Unlike competitors, all Area 52 products ship legally nationwide by containing less than 0.3%
Delta-9 THC while delivering powerful effects.
“No other company can legally ship weed to all 50 states like we can,” the founder emphasized.
“This is a game-changer for people without local dispensary access.”
Every product includes a 60-day money-back guarantee
and orders over $110 ship free.
Want legal weed delivered to your door? Area 52 is the only online dispensary that can ship to your state.